sexta-feira, 10 de abril de 2009

Serra do Cipó


Quem já ouviu falar da região, encantou-se com as palavras sobre as flores, imaginou as grutas com pinturas rupestres, vislumbrou a paisagem variada com cânions, cachoeiras, rochas pontiagudas e ainda a fauna encantada da serra. São histórias de órquideas, margaridas, sempre-vivas e canelas-de-ema que habitam a Serra do Cipó, configurando um pólo de interesse turístico e de preservação ambiental que culminou com a criação do Parque Nacional da Serra do Cipó. Os bandeirantes foram os primeiros a sentir atração incontrolável pelo local, na época conhecido como "serra da vacaria", importante divisor natural das bacias do rio São Francisco e rio Doce e caminho para as minas do nordeste do estado. Desse passado em busca de riquezas mineirais ficam algumas edificações e um caminho de pedras construído pelos escravos.








































Santana do Riacho



A 30 km do distrito da serra do cipó, com acesso pela MG-010 e estrada municipal que liga o distrito ao munícipio de Santana do Riacho. O arraial de Riacho Fundo deu origem à atual Santana do Riacho. Parte da área do Parque Nacional da Serra do Cipó fica dentro dos limites do Munícipio. Na área urbana estão a igreja de Nossa Senhora de Santana, reconstruído por volta de 1950 em substituição à antiga igreja colonial, e a Biblioteca Municipal, instalada em um antigo casarão. Na região foram encontrados mais de 20 sítios arqueológicos. Todos eles fazem parte da "Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa", situado no planalto de Lagoa santa e nas escarpas da serra do cipó, no município de Santana do Riacho. Embora grande parte destes sítios tenha sido saqueado nos meados dos anos 60 e 70, o "Grande Abrigo de Santa do Riacho", descoberto de área particular, pôde ser preservado, juntamente com outras 28 ocorrências, entre sítios arqueológicos. aldeias ceramistas a céu aberto ou conjuntos de casas subterrâneas, em Santana do Riacho e outros municípios vizinhos. O material estudado por pesquisadores franceses e da UFMG, encontra-se no setor de arqueologia da UFMG e no Musée de l'Homme de Paris.



Parque Nacional da Serra do Cipó
O parque foi inaugurado em 1984 e possui 33.800 ha de terras nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. A serra do cipó faz parte do complexo da Serra do Espinhaço que se estende por mais de 1.000km entre os estados de minas Gerais e Bahia. O relevo, formado por montanhas, vales, campos e rios propicia a formação de cachoeiras e paissagens em que se destacam picos rochosos. A altitude varia entre 650m e 1.672m.



No parque se encontra um dos maiores graus de endemismo vegetal do mundo. Chama a atenção a enorme diversidade de flores. A fauna também se caracteriza pelo endemismo de algumas espécies, principalmente entre anfíbios e insetos.

Lapinha da Serra


Bucólico vilarejo da Lapinha. Esquecido no tempo e com aproximadamente 300 moradores, a Lapinha ainda conserva uma vida pacata e de muita simplicidade. Distante da Serra do Cipó 45kms de estrada de terra mal conservada, sentido Santana do Riacho. É banhada por uma lagoa de 14kms de extensão e está encravada em um vale, a 1.200 mts de altitude no alto da Serra do Espinhaço, cercada por um paredão de pedra por onde brotam diversas cachoeiras.
Há um passeio de barco pela lagoa, há R$ 8,00 por pessoa, que leva até um sítio arqueológico com pinturas rupestres de 4 e 8 mil anos, feitas pelos homens da caverna. Existem algumas boas pousadas e bons restaurantes na região. Há possibilidades de várias caminhadas no vilarejo, como as cachoeiras Bicane e Lajeado, Picos da Lapinha ou Cruzeiro e do Breu e a Caverna do Seu Araíde. Até o vilarejo não há obrigatoriedade de guia, mas recomenda-se o uso deste profissional, pois sem um mapa ou explicação prévia pode-se perder, além de ser recomendável um veículo tipo caminhonete ou até mesmo um 4x4, pois as condições da estrada são péssimas, especialmente na época das chuvas.

Um comentário:

  1. linda foto inscreva no::1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA SERRA DO CIPÓ
    TEMA: CAMPOS RUPESTRES FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO: http://fotosserradocipo.blogspot.com

    ResponderExcluir