segunda-feira, 20 de abril de 2009

Itabirito & Rio Acima



Itabirito

Itabirito está inserida na região do Quadrilátero Ferrífero e abriga importante atividade de exploração de minério, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços.

No final do século XVII, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.












Os povoamentos iniciais na Sede e nos distritos de Itabirito (Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte) são contemporâneos às primeiras explorações auríferas em Minas. Durante esse período destacam-se: a presença do Distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras) em um dos braços da Estrada Real, ligando Sabará a Ouro preto; o Pico de Itabirito como marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Rio das Velhas; e a edificação de grande parte dos antigos templos religiosos de Itabirito.


As atividades de mineração do ouro na Sede e em Acuruí continuaram ativas e influenciaram a economia regional até meados do século XIX, apesar dos sinais de esgotamento de boa parte das jazidas em Minas Gerais.


Cachoeira Chica Dona

A cachoeira possui duas quedas. A primeira está na parte de cima da estrada e, com 40m, cai em um poço propício para crianças pela sua pouca profundidade e falta de correnteza. A segunda queda fica na parte de baixo da estrada, tem 70m de altura e forma um grande lago.






Cachoeira na serra do Capanema






















Acuruí



Em 1694 chegaram nesta região os primeiros garimpeiros. No dia 24 de junho de 1698, com a chegada do bandeirante Antônio Dias,deu-se início a maior corrida do ouro da história das Américas.

O vilarejo de Acuruí, que em tupi-guarani significa "rio de pedras", foi fundado em 1702 pelos bandei-rantes e está dentro do traçado da Estrada Real.Os tropeiros que passavam na região em busca de ouro, precisavam parar para dormir, se alimentar e descansar seus animais, que eram o principal meio de locomoção no século XVIII.

Promoveu-se assim a fundação da vila de Acuruí, com fazendas de arquitetura muito peculiar e que serviam como base para que os tropeiros e mineradores fizessem seus negócios.
A medida que o número de tropeiros foi aumentando, o vilarejo começou a crescer, famílias foram constituídas e a necessidade de uma infra estrutura de hospedagem apareceu. Criou-se, no local onde hoje é a lagoa, a Pousada Casa de Pedras, que foi construída pelos escravos no intuito de receber os tropeiros e famílias que estivessem de passagem, oferecendo também alimentação.

Entre os anos de 1730 e 1750 iniciou-se a escassez do ouro e os tropeiros e bandeirantes deslocaram-se de Acuruí, em busca do ouro de aluvião (encoberto por uma crosta negra, que é o óxido de ferro). Ficaram na vila pessoas idosas e famílias que possuíam crianças muito pequenas e não conseguiam se deslocar.
Desde então, Acuruí encontra-se preservada, mantendo seu conjunto arquitetônico do século XVIII praticamente intacto.





























Rio Acima




Situado às margens da antiga Estrada Real, o atual município de Rio Acima surgiu como um povoado em torno de uma capela erguida nos barrancos do Rio das Velhas, por volta do ano de 1736.




Situado na bacia hidrográfica do rio São Francisco, o município é banhado pelo Rio das Velhas, pelo Rio do Peixe e por vários córregos menores, como o Córrego do Vilela, o Córrego do Mingu, o Córrego do Viana, o Córrego Fazenda Velha, o Córrego da Água Limpa e o Córrego Santo Antônio, que, ao desembocar contra a correnteza no Rio das Velhas, produz o fenômeno das águas correndo acima. Daí a origem do nome do município.
Seu relevo apresenta cristas entremeadas de vertentes ravinadas e vales encaixados, com altitudes que variam de 700 a 1 400 m. Rio Acima apresenta uma altitude máxima de 1 665 m, na Serra do Espinhaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário