segunda-feira, 20 de abril de 2009

BH & etc








Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte se caracteriza pela efervescência cultural, qualidade de vida e a hospitalidade de seu povo. A arquitetura diversificada, mescla o clássico e o contemporâneo, valorizando nomes como Niemayer.




A gastronomia é rica e a cidade é conhecida como a capital dos barzinhos. Na região metropolitana e arredores há várias possibilidades de passeios.














Parque das Mangabeiras

Nas encostas da Serra do Curral, fica o Parque das Mangabeiras,um dos maiores parques urbanos do país, com 2,3 milhões de m2,a maior parte coberta por mata nativa. Projetado por Burle Marx,oferece várias opções de lazer. O roteiro inclui ainda as Praças doPapa e da Bandeira, de onde se tem uma vista privilegiada da cida-de, a Rua do Amendoim, folclore turístico da capital.





Parque Estadual Serra do Rola Moça

Situado na confluência das Serras do Curral, Moeda e Três Irmãos, o Parque da Serra do Rola-Moça possui destacada importância ecológica, devido à grande diversidade de ambientes naturais, determinada pela topografia acidentada e pelas características geológicas. Com 3.941 hectares, abrange os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.

Área de grande beleza cênica, o parque possui cobertura vegetal diversificada caracterizada por Mata Atlântica, Cerrado com fitofisionomias como os Campos ferruginosos, onde se destacam as bromélias e orquídeas extremamente raras.



Macacos

Macacos começou a ser povoado na primeira metade do século XVIII e, já em 1740, constava como arraial no censo populacional realizado na Vila de Sabará. O Arraial de Macacos, como também é conhecido o povoado, “chegou a ser um povoado animado”, embora de prosperidade efêmera, e tem seu crescimento ligado à exploração de ouro no chamado “Descoberto dos Macacos “, notadamente por volta de 1765.

São Sebastião das Águas Claras difere de todos os outros bairros e distritos do município de Nova Lima tendo vida própria e caracteres inconfundíveis. Guarda ainda hoje algumas construções da época colonial e outras mais recentes. A ocupação principal é a extração de minério de ferro. O comércio é animado pelos turistas que freqüentam o arraial nos fins de semana.



Serra da Piedade

A serra localizada em Caeté, cidade que foi palco de um dos episódios mais importantes do período aurífero, a Guerra dos Emboabas. A cidade mantém, ainda hoje, belos traços da época do ouro, revigorados pela natureza exuberante e pela forte religiosidade, marcada pela imponência da Serra da Piedade e seu santuário, erguido a 1.746m de altitude. No local há ainda um belíssimo observatório astronômico, mantido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).







INHOTIM




O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.

Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).













Localizado em Brumadinho, a 60 Km da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.

O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.







O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.



Casa Branca (Brumadinho)

Parque Ecológico Vale Verde




Localizado em Betim, possui lagos e espaço dedicados a aves brasileiras e exóticas, além dos inúmeros jardins e orquídeas.






No parque há um exemplar de Harpia, maior ave de rapina do mundo e considerada criticamente ameaçada de extinção em Minas Gerais, a ave é também chamada de gavião real ou uiraçu-verdadeiro e está restrita a algumas áreas da Amazônia e visto raramente na mata Atlântica.












Serra da Moeda






Nenhum comentário:

Postar um comentário