segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ibitipoca



A Serra do Ibitipoca denominada, em tupi-guarani, como Serra da Ventania/Serra Fendida, recebeu, no século XIX o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que descobriu e descreveu as espécies que ali encontrou, registrando em seus escritos “... vista dos belos campos que se apresentam hoje aos meus olhares, não pude deixar de sentir verdadeiro aperto no coração, pensando que logo os deixarei para sempre”.


Parque Estadual de Ibitipoca
Localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual do Ibitipoca é divisor das águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul e possui uma vegetação formada por mata atlântica, pelos campos rupestres com afloramentos rochosos e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. Cactos, bromélias, orquídeas, samambaias e liquens são característicos da Serra do Ibitipoca. As candeias existem em abundância, quase sempre cobertas com um líquen esverdeado chamado barba-de-velho.
















O Parque possui vários córregos e riachos que formam atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como por exemplo, a Ponte de Pedra. As grutas de formação quarzítica integram a paisagem do Parque.

Com o título de Unidade de Conservação mais visitada em Minas Gerais, o Ibitipoca possui vários atrativos naturais, como mirantes, picos, grutas, praias, piscinas naturais e cachoeiras de águas transparentes e escuras. Todos eles são rodeados pela infra-estrutura modernizada, que inclui a nova portaria, trilhas seguras e orientadas, o Centro de Visitantes Saint-Hilaire, casa de hóspedes e pesquisadores, restaurante e lanchonete de boa qualidade, área de camping, acessos pavimentados e muitos outros benefícios ao turista, comunidade, pesquisadores, funcionários e, principalmente, o meio-ambiente.
São 27 os atrativos do Parque, dentre naturais e não naturais. Destacam-se na paisagem as grutas dos Três Arcos, dos Viajantes, do Pião e dos Coelhos, além de atrações como os Picos do Pião e da Lombada. Algumas das cachoeiras são a da Pedra Quadrada, dos Macacos e Ducha. Há ainda os lagos dos Espelhos, Negro, Pedra do Sapo e das Miragens – esse com um apelo especial por causa da lenda indígena e por suas águas turvas propícias para um bom banho. Completam o cenário natural, o Mirante do Poente, Paredão Santo Antônio, Ponte de Pedra, Pocinho, Lagoa Seca, Prainha e Janela do Céu, um dos pontos mais procurados do Parque por seu mirante de vista inigualável.

Um comentário:

  1. Show de bolas essas fotos,parabens....
    conheço este lugar!!!hahahahaha

    Geraldo
    Rio do sul sc

    ResponderExcluir