segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vale do Jequitinhonha & Vale do Mucuri





















Estrada de Ferro BAHIA-MINAS


A Estrada de Ferro Bahia Minas teve como diretriz a ligação do arraial de Ponta de Areia, próximo a cidade de Caravelas no litoral sul da Bahia, à cidade de Araçuaí ao interior do Brasil, à oeste em direção a Minas Gerais, numa extensão de aproximadamente 600 quilômetros.
Este ramal ferroviário foi implantado por volta de 1882 pela Estrada de Ferro da Bahia em parceria com o Governo de Minas Gerais tendo como principal objetivo a exploração e transporte de madeira, e em especial dormentes, para as demais ferrovias, tendo como cliente predominante a própria Estrada de Ferro da Bahia, e como estratégia um porto de exportação a ser instalado em Caravelas.

Posteriormente a concessão foi transferida para a Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de lÉst Brésilien - CCFFEB. Como o comércio de madeira não teve continuidade, nem o porto de Caravelas foi efetivamente implantado, foram propostas outras atividades econômicas para a viabilização da ferrovia, com ênfase no comércio de café, que, devido às seguidas crises econômicas nâo teve prosperidade. A partir dessa configuração a ferrovia foi incorporada pela Estrada de Ferro Federal Leste Brasileiro - EFFLB, em seguida transferida ao Departamento Nacional de Estrada de Ferro DNEF e à Viação Férrea Centro Oeste - VFCO, e finalmente pela Rede Ferroviária Federal S.A. quando foi desativada em 1966.


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