segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ouro Branco


Por volta de 1694 o bandeirante Miguel Garcia de Almeida Cunha descobriu ouro no "rio da serra". No ouro, a presença do metal paládio tornava-o um pouco mais claro, daí a denominação Ouro Branco. O arraial de Santo Antônio de Ouro Branco, um dos mais antigos de Minas Gerais, foi erguido na mesma época descobertas dos bandeirantes, na então chamada "Serra do Deus te livre", hoje Serra de Ouro Branco. No início do século 18 começaram as obras de edificação da da atual Matriz de Santo Antônio. As riquezas produzidas pela mineração iriam financiar também a construção de outros templos, casarões urbanos e sedes de fazendas, contribuindo para formação do patrimônio histórico da cidade.





Na serra de Ouro Branco (Marco zero da Serra do Espinhaço) entre seus preservados campos rupestres, podem ser observados vestígios da Estrada Real como pontes e arrimos construídos no século 18. Uma de suas faces se apresenta com um enorme e extenso paredão de rocha com altitudes médias de 1.400m. No topo a 1.546m há um mirante onde se avista paisagem exuberante da serra e cidades do entorno. Boa parte desta serra é hoje uma RPPN onde se encontra nascentes, cachoeiras e grutas.





O arraial de Itatiaia é um dos mais antigos de Minas Gerais. Foi de lá que Miguel Garcia saiu para descobrir ouro na "Serra do Deus te livre", que ocasionou na criação no arraial de Santo Antônio de Ouro Branco. Junto à Estrada Real, o povoado abriga a igreja de Santo Antônio de Itatiaia, construída no início do século 18. Nos arredores se encontram áreas de mata atlântica e campos ruprestres em bom estado de conservação. Destaque para a cachoeira de Itatiaia.





Fazendas Históricas:

A Fazenda Carreiras foi um ponto de parada na Estrada Real onde os tropeiros trocavam suas montarias por outras, descansadas para prosseguir viagem. Funcionou também como pouso para os viajantes e posto de cobrança de impostos sobre o ouro, o quinto, que os mineradores deveriam pagar para a Coroa Portuguesa. A sede da fazenda (século 18), é conhecida como Casa de Tiradentes, pois ele se hospedava lá durante suas viagens.



Ouro Branco também é a cidade do mestre Bitinho, conhecido na região como "Mestre da cerâmica", o ceramista cultivou a fabricação da Cerâmica Saramenha, uma técnica utilizada desde o século XIX. Saberes e fazeres que passou de pai para filho, desde seu bisavô, como um segredo de família.

2 comentários:

  1. Eta terra boa essa...
    saudades de lugar,mas ainda volto.

    Geraldo
    Rio do sul sc

    ResponderExcluir
  2. Mando noticias de Nova Iorque, Estados Unidos, e declaro o amor que tenho por esta terra, pois mesmo hoje morando na "capital do mundo" ao ver estas fotos sinto como todo meu passado eh atrelado a esta cidade e aos bons tempos que passei ao redor dos melhores amigo que jah conquistei.

    Lucas Rodrigues Melo
    New York, USA

    ResponderExcluir