segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sul de Minas



Maria da Fé

Por volta de 1815 meeiros e negros libertos começaram a construir suas casas em torno da Fazenda Campos, de propriedade do casal José Rodrigues Braga e Maria da Fé de São Bernardo. Nascia o povoado de Campos de Maria da Fé.


Incrustada na Serra da Mantiqueira, é uma localidades com o clima mais frio de Minas Gerais. É cercada por mata nativa das montanhas, em que predomina o pinheiro brasileiro, como também como araucária. A cidade guarda antigas tradições, como o preparo da canjiquinha e manifestações folclóricas como Folia de Reis, Terço de São Gonçalo e Catira.












Encruzilhada de estradas que passavam pelo interior, o vilarejo tornou-se ponto de parada de tropeiros. Em 1891 as construções em torno da estação ferroviária da Estrada de Ferro de Sapucay, mais tarde Rede Mineira de Viação e Rede Ferroviária Federal, deram origem à cidade atual.






Na praça Getúlio Vargas estão algumas das mais antigas oliveiras da cidade, conhecida nacionalmente como Cidade das Oliveiras, já que a fazenda experimental de Maria da Fé da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é a única produtora de mudas de oliveira do Brasil.












Cristina

















PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA



O Parque Nacional do Itatiaia é uma Unidade de Conservação federal que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, os seus patrimônios cultural e natural. Foi fundado em 14 de junho de 1937, sendo o primeiro parque nacional a ser criado no Brasil com urna área de 12.000 ha. Em 1982 sua área foi ampliada para 30.000 ha.
O Parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. O nome Itatiaia significa "Pedra Cheia de Pontas" devido ao aspecto de suas formações rochosas. Fica situado a sudoeste do Estado do Rio de Janeiro em terras dos municípios de Resende e Itatiaia e ao sul de Minas Gerais nos municípios de Bocaina de Minas, Alagoa e Itamonte. Sua área de atuação estende-se por uma faixa de 10 km de largura além de seus limites, totalizando 120.000 ha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário