segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tiradentes

Uma das cidades da região do ouro de Minas com centro histórico bem preservado e homogêneo, Tiradentes nasceu em 1702, a partir do Arraial da Ponta do Morro, erguido por bandeirantes paulistas. Em 1718, durante o governo do Conde de Assumar, passa a se chama Vila de São João Del Rei, em homenagem ao príncipe português D. José. Em 1889, com a proclamação da República, ganha o nome atual. Tiradentes é mais uma cidade em que as riquezas criadas com a exploração do ouro ergueram belos prédios e igrejas e com o esgotamento das reservas, fez entrar em decadência - um processo que parodoxalmente, ajudou a preservar quase intacto o patrimônio arquitetônico do período colonial. Na cidade histórica, que mantém as ruas calçadas de pedras, muitas das antigas casas abrigam agradáveis e confortáveis pousadas, restaurantes de comida mineira e internacional, ateliês e lojas de artesanato, que são produzidos na cidade e no entorno.



Cultura & Eventos


Entre os principais eventos de Tiradentes estão a Mostra de Cinema, realizado em janeiro, o encontro de motociclistas, realizado no frio mês de junho. o Festival Internacional de Gastronomia realizado em agosto, que conta com a participação de chefes de cozinha do Brasil e do Exterior, e Semana Santa, quando são realizados procissões de acordo com antigas tradições.







Além dos aspectos culturais, históricos e religiosos, Tiradentes ainda guarda algumas surpresas com seus atrativos naturais. Para quem está com bom preparo físico é imperdível a travessia da Serra de São José até a cidade de São João del Rei, ou trilhas mais leves como a do Carteiro, do Mangue e das Águas Santas.
















Casa de Pedra

A ação das águas durante milhares de anos formou esta interessante gruta de superfície em estrutura calcárea. Além de amplas galerias com aberturas para o exterior e que se comunicam por verdadeiros labirintos, possui salões adornados por estalagnites, estalactites, colunas e cortinados. Em razão do ecossistema local, toda a gruta é considerada Área de Proteção Permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário