segunda-feira, 20 de abril de 2009

São João Del Rei & Trilha dos Inconfidentes


A vocação para o comércio adquirida por São João Del Rei, com o esgotamento das reservas auríferas a partir da segunda metade do século 18, fez com que a cidade se mantivesse em constante mudança. Situada no caminho da Estrada Real, entre Paraty e Vila Rica (Ouro Preto), foi um importante polo de troca de mercadorias, condição que durou até o século 19. Mesmo com a transferência do centro do poder para Belo Horizonte, a cidade não seguiu o destino comum de outros núcleos urbanos coloniais que se ergueram com a exploração do ouro. Seu Centro Histórico é formado por diversos prédios de diversas fases da arquitetura brasileira - do barroco colonial do século 18, com suas belas igrejas, ao eclético do século 19, com seus elegantes sobrados. Seu povo souve conservar antigos hábitos mineiros de religiosidade e hospitalidade.





Campus Santo Antônio da UFSJ

Este conjunto arquitetônico foi construído na década de 20 do século passado para sediar o ginásio Santo Antônio dos frades franciscanos holandeses. Hoje é o Campus da Universidade Federal de São João Del Rei. Neste local possui uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Lourdes.







Trilha dos Inconfidentes
Quase todos os municípios do circuito estão situados na Zona geográfica denominada Campo das Vertentes, exceto Barbacena que pertence a Zona da Mata. Mas todos estão inseridos em uma mesma região cujo processo histórico e cultural foi baseado na atividade mineradora. E todos estão situados no eixo histórico da Estrada Real.
O nome deste circuito tem uma especial justificativa: dos 23 inconfidentes mineiros, 9 residiram na imensa comarca do Rio das Mortes, cuja sede era a vila de São João del Rei.
A maioria dos municípios que compõem o circuito está situada na zona geográfica dos Campos das Vertentes, compreendida entre o final o final da serra da Mantiqueira e o início do maciço do Espinhaço.

Entre Rios de Minas
A atmosfera de aconchego da cidade é proporcionada pelas ruas calmas, por alguns casarões conservados, plea bonita igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, de influência neogótica, datada de 1928, e pelo prédio do Hospital Cassiano Campolina, construído em 1910.


Entre Rios de Minas ficou conhecida por estar relacionada à criação e seleção dos cavalos da raça Campolina, criados sobretudo em Minas e apreciado em outros estados.



Lagoa Dourada

O nome da cidade tem origem na descoberta de ouro em uma lagoa por bandeirantes, no século 17. Na segunda década do século seguinte, o arraial já se formava em torno da Capela de Santo Antônio. Também podem ser vistos alguns casarões do período. Na área rural permanecem as grandes propriedades que tiveram grande importância depois da exaustão das reservas auríferas. Na Fazenda Engenho Velho mantém objetos que remontam à história da região desde o século 19. Uma curiosidade: lá foi criada a famosa raça pêga de jumentos, difundida em todo o país. Há ainda as fazendas do Capão Seco, das Pedras, dos Melos e da Boa Esperança, entre outras. Entre as cachoeiras se destacam a Bom Retiro e das Forros. A cidade é conhecida nacionalmente como a "capital do rocambole".


Resende Costa

O Arraial da Laje, originário de um rancho de tropeiros ganharia uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha de França no ´seculo 18, em torno do qual se desenvolveu. Lá nasceu e viveu José de Resende Costa Filho. Descendente de uma das famílias pioneiras no local, participou da Conjuração Mineira e deu nome à cidade criada em 1912. A casa onde morou ainda permanece no centro da cidade. Para visualizar a cidade e seu entorno, o melhor ponto é a Laje de Cima. A cidade é famosa pela tecelagem manual. Famílias inteiras se dedicam aos teares manuais e expõem seus trabalhos em lojas na entrada de Resende Costa.





Prados

O centro histórico mantem igrejas e casarões bem conservados. Ali viveu a mulher considerada como a mais atuante no movimento da Inconfidência Mineira - a rica pradense Hipólita Jacinta Teixeira de Melo - mulher do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes. O casarão que lhe serviu de residência após o degredo do marido é hoje um atelier de artesanato que fica em frente à igreja matriz.


O distrito de Vitoriano Veloso - mais conhecido como "Bichinho" - é um lugar muito especial que já extrapolou em muito o estado, sendo procurado por arquitetos e decoradores renomados do país. Móveis, telas, bordados, fuxicos, crochés, tapetes, esculturas e adornos em geral estão por toda a parte. O histórico distrito está apenas a 8km de Tiradentes, com acesso por estrada de terra. Mas vale o passeio a partir de Prados, aproveitando o visual dos contornos da Serra de São José.



Coronel Xavier Chaves

A origem do municipio está na fazenda do Mosquito que no século XIX, pertenceu ao Coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves, bisneto de Antônia Rita da Encarnação Xavier, irmã de Tiradentes. Em 1911, o povoado foi incorporado ao município de Prados e passou a se chamar São Francisco Xavier. Em 1962, foi elevad à categoria de cidade com o nome de Coronel Xavier Chaves.


Uma cachaça mineira é produzida em um engenho do século XVIII, o que é motivo de orgulho na cidade, pois este engenho considerado o mais antigo do Brasil, com mais de 150 anos, continua em funcionamento.
Uuma curiosidade é que a cidade abriga o maior número de viadutos e túneis da Ferrovia do Aço.



Ritápolis

Na cidade está uma importante referência histórica do Circuito Trilha dos Inconfidentes - a Fazenda do Pombal. Foi ali que nasceu Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no ano de 1740, quando a propriedade ainda pertencia à Vila São João del Rei. Hoje, as históricas ruínas do Pombal estão dentro da Floresta Nacional de Ritápolis, administrada pelo IBAMA.


São Tiago

Chaminés chamam a atenção dos visitantes para os fornos que assam os mais diferentes tipos de biscoito ali produzidos - são mais de 60 variedades - e que confere a São Tiago o título de "terra do café com biscoito".
A habilidade de fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município cujas origens remontam a 1708, quando bandeirantes espanhóis chegaram à região em busca de ouro.
Uma festa relacionada ao produto já se tornou o principal evento da cidade e vem alcançando expressão regional. Trata-se da Parada do Café com Biscoito, realizada anualmente no segundo final de semana de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário