terça-feira, 21 de abril de 2009

Zona da Mata

Parque Estadual Serra do Brigadeiro

É uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce.
A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.
Caracterizado pela Floresta Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude, o Parque possui importância vital na preservação destes dois biomas. A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência.
No Parque existe uma neblina, que se mantém quase o ano todo encobrindo as serras e picos.



Leopoldina

A altitude da sede é de 225 m, e o ponto culminante do município possui altitude de 712 m. A maior parte do município tem topografia que varia de ondulada a montanhosa.
As terras de Leopoldina estão totalmente inseridas na bacia do rio Paraíba do Sul.

No centro da cidade, localiza-se o Museu Espaço dos Anjos, construção do século XIX onde viveu o poeta paraibano Augusto dos Anjos (1884-1914). No distrito de Piacatuba, encontra-se instalado o Museu da Eletricidade, próximo à Usina Maurício (1809). A cidade também possui bibliotecas, conservatório de música e associações culturais.




Cataguases

Cataguases possui um relacionamento surpreendente com o modernismo. Na década de 1920, abraçou a modernidade através da literatura, depois aconteceram as parcerias com o cinema, a arquitetura e as artes plásticas. Seu surpreendente acervo artístico e arquitetônico é raro de ser encontrado em uma cidade do interior brasileiro.Desse legado ficou o gosto pelas atividades culturais; a cidade possui seis centros culturais, cinco estabelecimentos de ensino superior, dois museus e vários eventos culturais. Cataguases é uma das mais importantes cidades da Zona da Mata mineira. O centro histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).




Circuito Turístico Nascente do Rio Doce

Os rios Xopotó e Piranga são considerados as nascentes do Rio Doce, que é a mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste. Nessa micro-região Nascentes do Rio Doce integram o circuito os seguintes municípios: Alto Rio Doce, Brás Pires, Carandaí, Cipotânea, Presidente Bernardes, Ressaquinha, Senador Firmino e Senhora dos Remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário