segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cordisburgo & Circuito das Grutas


Cordisburgo

O que mais atrai turistas à cidade é a Gruta do Maquiné. São 7 salões que podem ser percorridos em uma caminhada leve sobre passarelas.

Casa Guimarães Rosa
A casa onde nasceu o famoso escritor foi reformada e transformada em museu em 1974, após passar por vários proprietários. Os visitantes são recebidos por jovens carentes que contam histórias sobre o escritor e declamam trechos de suas obras. A loja mantida pelo pai de Guimarães Rosa e que funcionou até 1923 ressurgiu no mesmo cômodo; agora vende lembranças da cidade, e livros de Guimarães Rosa.







O nome Cordisburgo em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, pois a etimologia vem do hibridismo cordis, do latim, que significa "coração"; e burgo, do alemão, que significa "vila" ou "cidade".

A paissagem que inspirava Guimarães Rosa, pode proporcionar encontro com belas cachoeiras, embora nem sempre encontre sinalização.






Gruta do Maquiné

Gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné na época proprietário das terras.

O Berço da Paleontologia Brasileira foi explorada cientificamente pelo sábio naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund em 1834, que em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor.

O elemento principal de sua formação é o carbonato de cálcio, ajudando também outros minerais como: a sílica, gesso, quartzo e o ferro. Suas galerias e salões, verdadeiras estranhezas arquitetônicas são resultado do trabalho formidável da água em persistência de milênios. Dr. Lund permaneceu dentro da caverna quase dois anos fazendo seus estudos sobre a paleontologia brasileira e descobriu restos humanos e de animais em petrificação do Quaternário. Entre outros, foram achados esqueletos de aves fossilizadas com a extraordinária curvatura de até três metros.

A Gruta possui 7 salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de apenas 18 metros. O preparo de iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo percurso é acompanhado por um guia local.













Zoológico de Pedra
















Gruta Rei do Mato (Sete Lagoas)

A gruta possui quatro salões e uma extensão de 220 metros. No interior pode-se observar estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias. Algumas de suas belezas estão bem representadas no quarto salão, onde há formações raras, como duas colunas cilíndricas e esbeltas compostas por cristais de calcita. Esse tipo de formação é uma raridade no mundo.



Acredita-se que a Gruta Rei do Mato tenha sido descoberta no final da década de 20, mas apenas no final da década de 60 é que o seu interior foi realmente explorado. O primeiro homem, que se tem registro, a entrar em seus salões foi José Eloy de Deus. A abertura para visitação pública apenas ocorreu em 22 de outubro de 1988, após receber apoio de diversos órgãos governamentais ligados ao meio ambiente e que garantem a preservação e o aproveitamento turístico.







Gruta da Lapinha (Lagoa Santa)

A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, dentro do perímetro da capital de Minas Gerais.Surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas.Restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosãoprovocada pelas correntes marinhas e aéreas.Hoje, nos seus 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, podemos observar formas surpreendentes, originadas das formações de espeleotema, destacando-se couve-flor, cascata, cortina e pirâmides. Estas são apenas algumas das formas que valem a pena ser conhecidas.
Quando o Dr. Peter Lund descobriu a Gruta da Lapinha parecia ter certeza de que, mais que uma descoberta cientifica, estava fazendo uma descoberta de vida, de arte, de passado, de presente, de futuro.


2 comentários:

  1. Lindas fotos eu vou ir nessa cidade amanhã dia 25 numa ezcurção com a minha escola! èlo visto deve ser bem interessante

    ResponderExcluir
  2. As fotos sao um arraso mesmo.... Parabéns!!!

    ResponderExcluir