quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Costa do Descobrimento (BA)


A região preserva boa parte da paisagem avistada pela esquadra de Cabral. São praias, enseadas, baías, falésias, rios e riachos, contornados por coqueirais, manguezais e Mata Atlântica. O principal pólo é a cidade de Porto Seguro, onde oficialmente, o Brasil foi descoberto, que dispõe de boa estrutura hoteleira e aeroporto internacional. Muitos passeios estão relacionados à natureza, assim como a práticas de esportes náuticos, caminhadas, cavalgadas, surfe e mergulhos. Recifes de Fora, Coroa Alta e Trancoso são as principais opções de passeio de escuna. São várias as opções de roteiros ecológicos: O Parque Nacional do Monte Pascoal, o Parque Nacional Pau-Brasil, Caraíva, Trancoso, Arraial D’Ajuda, as áreas de Proteção Ambiental de Santo Antônio e da Coroa Vermelha, a foz do rio João de Tiba e do rio Jequitinhonha.

Porto Seguro

Cidade monumento nacional instituída por decreto federal desde 1973. o sítio histórico da Cidade Alta foi um dos principais núcleos habitacionais do Brasil e desempenhou papel importante nos primeiros anos de colonização. A cidade oferece história, cultura, arte e belezas naturais. São 90 km de praias protegidas por recifes de corais, além de enseadas, rios e riachos, coqueirais e Mata Atlântica. A vida noturna é animadíssima. Na Passarela do Álcool, são armadas dezenas de barracas onde são preparados variados coquetéis de frutas.

Arraial d’Ajuda

A descoberta de uma fonte milagrosa, com propriedades de cura, durante a construção da primeira ermida, pelos jesuítas, em 1549, fez surgir a devoção por Nossa Senhora d’Ajuda. Era então, posto avançado para observação da costa e base para catequizar os índios. Daí nasceu a povoação do Arraial d’Ajuda. O vilarejo sobreviveu aos ataques dos índios devido à sua localização. Do alto de uma falésia Arraial d’Ajuda oferece vista panorâmica da costa. Suas ruas e becos são estreitas e sem calçamento, as pousadas são rústicas, mas aconchegantes e há bons e variados restaurantes. A noite é agitada no calçadão da “Broadway”, que reúne vários bares. No verão acontecem os luaus. Seu litoral está entre os mais bonitos da costa brasileira, com falésias e piscinas naturais formadas pelos recifes de coral.

Trancoso

Fundada pelos jesuítas no século 17, Trancoso é um vilarejo mais sossegado que as vizinhas Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. A área central, conhecida como Quadrado, concentra a maioria dos bares, pousadas e restaurantes. Além de uma agitada vida noturna, Trancoso tem praias muito bonitas e com trechos praticamente desertos, onde se pratica nudismo.

Caraíva

Antigo vilarejo indígena de Cramimoã, Caraíva fica na foz do rio que lhe empresta o nome. Até pouco tempo a energia era solar ou através de geradores. A dificuldade de acesso à vila de Caraíva, antiga aldeia de índios Pataxós, é a que mantém preservada sua paisagem. As ruas são de areia e as pousadas oferecem algum conforto aos turistas. Um passeio pelo rio Caraíva é uma boa opção para conhecer a região. Subindo o rio por aproximadamente 6 km até a ponte do boi, na entrada da reserva Pataxó de Barra Velha, avista-se, ao longo da margem esquerda, as matas preservadas do Parque Nacional de Monte Pascoal. Pode-se chegar às praias de barco, a pé ou a cavalo. Praticamente desertas, as praias do norte são delimitadas por falésias, como a de Jacumã – enseada com recifes. Na praia do espelho, a transparência da água reflete a paisagem como um espelho, podendo observar esta característica do alto das falésias principalmente em dias claros. Ao sul, fica a praia de Barra Velha, uma das mais belas da região. Localizada na área do Parque Nacional Monte Pascoal, possui 8 km de extensão. É praticamente deserta, e delimitada pelo rio Corumbau ao sul. No alto está situada a aldeia Pataxó de Barra Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário