quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Costa das Baleias (BA)



Situado no extremo sul da Bahia, na divisa com o Espírito Santo, o roteiro se divide de Mucuri até Pontal do Corumbau, no município de Prado, incluindo também as cidades de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa. O nome do roteiro deve-se ao fato de o local ser berçário das baleias-jubarte, que frequetam os Arquipélago de Abrolhos, principal atrativo da região. A Costa das Baleias possuem grandes extensões de praias propícias para trekking e práticas de esportes náuticos, mas o o mergulho a principal atividade já que Abrolhos é um dos melhores e mais bonitos locais para prática desse esporte no país. Além do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, há o Parcel das Paredes e recifes por toda a costa. As cidades que compõem o roteiro têm atrativos históricos, passeios pelos rios e mangues e o Parque Nacional do Descobrimento.


Caravelas

Principal ponto de apoio para quem visita o Arquipélago de Abrolhos, Caravelas foi construída em uma restinga estabilizadora no mangue, no encontro dos rios Caravelas, dos Macacos e Caribê. As primeiras notícias sobre o povoamento Santo Antônio dos Rios das Caravelas foram registradas em cartas jesuíticas datadas de 1581. mas antes em 1503, uma nau portuguesa da expedição exploradora de Gonçalo Coelho, comanda por Américo Vespúcio, aportou na foz do rio que mais tarde seria batizado de Rio das Caravelas.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos


Criado por Decreto Federal, em 6 de abril de 1983.


Prado

Situado na fronteira da Costa do Descobrimento com a Costa das Baleias, Prado tem em sua história o primeiro contato entre os índios Pataxós e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do rio Cahy. O Parque Nacional do Descobrimento fica próximo ao loca. Do alto da falésia, fica a Capela de Santo Antônio, toda de pedras retiradas do mar. Acredita-se que foi neste local que o capitão Nicolau Coelho, da armada de Pedro Álvares Cabral, pisou pela primeira vez, em 1500, em terras do Brasil.


Alcobaça

Os homens do Capitão Francisco Martins Ferreira, concessionário da Sesmaria recebida em 1697, foram os primeiros moradores da área. Por volta de 1752, lusitanos naturais de Alcobaça (Portugal) vieram de Caravelas e ocuparam uma área entre a margem esquerda do Rio Itanhém e o oceano atlântico, iniciando a ocupação do que viria ser mais tarde Alcobaça da Bahia. Hoje a cidade é uma das portas de entrada do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e possuindo também diversas praias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário