quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Costa do Cacau (BA)

A capitania de Ilhéus, doada ao fidalgo português.Jorge de Figueiredo Côrrea em 1534, abrange a atual Costa do Cacau. Palco de luta entre colonizadores e índios, nos seus primeiros anos, e entre grandes latifundiários, no século 19, a região foi imortalizada pelos romances de Jorge Amado. Nas fazendas de cacau e em Ilhéus, desenrolaram as tramas de Cacau (1933), Terras do Sem Fim (1941) e São Jorge dos Ilhéus (1944). Ilhéus mais tarde também testemunhou o drama de Gabriela, Cravo e Canela (1958). Hoje são as praias, ilhas, parques, lagos e rios que atraem os turistas e movimentam a economia de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Una, Santa Luzia e Uruçuca. As unidades de conservação preservam mangues, restinga e principalmente, a parcela mais significativa da mata atlântica brasileira do nordeste do país.

Ilhéus

A história de São Jorge de Ilhéus começa em 1534, quando o rei Dom João III resolveu dividir o Brasil em 15 capitanias hereditárias. São Jorge dos Ilhéus, mais tarde apenas Ilhéus, foi sede da capitania de mesmo nome e palco de lutas entre portugueses, índios, franceses e holandeses. Mas só conheceu a prosperidade no século 19, com o cultivo do cacau. O Museu Regional do Cacau, fundado em 1982 para preservar e divulgar a memória da comunidade, tem em seus acervo, documentos, fotografias, objetos e obras de artistas plásticos. O museu permite uma visão do ciclo do cacau e de parte da vida de seus habitantes. A Praça do Cacau tem quase 100 tipos de cacaueiros de todo o mundo, representando a cultura do cacau no Brasil, na África e na Ásia. Além da cultura Cacaueira, a cidade apresenta várias atrações naturais como praias, fazendas e parques.


Itacaré

A cidade é pequena e tranqüila, apesar de ter aumentado muito o fluxo de turistas desde a pavi
mentação da BA-001 até Ilhéus. Sua posição geográfica propicia a formação de ondas grandes (as maiores da Bahia) e excelentes para a prática de surfe. A maioria das praias está na APA Itacaré - Serra Grande. As praias ao norte, do lado esquerdo do rio de Contas, são alcançadas apenas de barco. Mas Itacaré apresenta outras atrações além de praias: rafting no rio de Contas, cachoeiras, trekking por entre manguezais e Mata Atlântica.


Canavieiras

A origem do nome Canavieiras é controversa: decorreria do nome da família Vieira que plantava cana-de-açúcar na região do Poxim, assim cana-dos-vieiras teria derivado para Canavieiras. Os primeiros habitantes vieram de Ilhéus na primeira década do século 18. Eles ergueram uma capela dedicada a São Boaventura. Anos mais tarde, os habitante da Freguesia de São Boaventura do Poxim vieram a saber de uma ilha à margem do rio Pardo e para lá se mudaram, deixando o núcleo inicial do povoamento. O novo lugar apresentava condições mais favoráveis, pois as terras se prestavam ao plantio de cana-de-açúcar. Um rápido desenvolvimento ocorreu na propriedade dos Vieiras, seus primeiros colonizadores. Canavieiras passou a ter o foro da cidade em 1881. a geografia de Canavieiras inclui 7 ilhas marítimas, diversas fluviais, 17 km de praias, coquerais, mata-atlântica e áreas de manguezal que abrigam diversas espécies de aves. Na ilha de Italaia, e em certos trechos da praia da Costa, há areias monazíticas. Com um dos maiores pesqueiros naturais de robalo do Brasil, a cidade atrai pescadores de diversos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário