quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vale Europeu - SC


As influências alemã e italiana na colonização se revelam principalmente no estilo arquitetônico das edificações, na gastronomia e em outras manifestações culturais. Visitar cidades como Blumenau, Brusque, Pomoerode, Rio dos Cedros e Nova Tentro é conhecer um pouco de uma Europa antiga.

Blumenau

Os primeiros colonos chegaram à região em setembro de 1850, liderados pelo filósoso alemão e fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Nos primeiros anos a colônia se manteve como propriedade particular de seu fundador, mas com o desenvolvimento acelerado em pouco tempo foi elevado à categoria de município. Maior força econômica do Vale Europeu, a cidade é um importante centro de produção têxtil e de cristais. Blumenau mantém os costumes de seu povo, nas fachadas de seus casarões e no conunto do patrimônio histórico os traços herdados da colonização alemã.

Oktoberfest: Classificada como a segunda maior festa alemã do mundo, é realizada em Blumenau desde 1984. Inspirada na Oktoberfest de Munique (Alemanha), o evento atrai milhares de pessoas à cidade. São 17 dias de festa, quando ocorrem desfiles e apresentações de grupos folclóricos. Durante o evento pode-se observar as clássicas tradições alemães como música, dança e culinária típica.


Ibirama


A colonização de Ibirama teve início em 1897 com a chegada de integrantes da Sociedade Colonizadora Hanseática, uma das entidades criadas na Alemanha para supervisionar a migração no Brasil. Uma expedição chefiada pelo diretor da sociedade, Alfred W. Sellin, fundou a sede da colônia que recebeu o nome de Hamônia. A emancipação ocorreu em 11 de março de 1934. Neste ano seu nome foi alterado para Dalbérgia e em 1943 finalmente foi nominada de Ibirama que em linguagem indígena significa "terra da fartura".

A cidade também é conhecida pelo seu potencial turístico. As belezas naturais e o relevo acidentado tranformam Ibirama em um local propício para a prática de esportes de aventura, tais como: Rafting, Rappel, Trekking, Canyoning. O turismo rural e a preservação da cultura também são de relevância como atrativo turístico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário