sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Região dos Lagos - RJ

Cabo Frio

Considerada a capital do roteiro turístico da Região dos Lagos, a história de Cabo Frio tem seu começo nos tempos da colonização do país, mais precisamente em 1503, quando Américo Vespúcio ergueu no local a primeira benfeitoria portuguesa. O território, dominado pelos índios Tamoios em disputa com os Goytacazes, foi dominado pelos europeus que, para consolidar a ocupação militar, ergueram um forte no povoado - na época conhecido como Santa Helena - o forte São Mateus. A vida dos pescadores e colonos locais sustentava-se na pesca, agricultura e extração de sal, até a a década de 50, quando a cidade entrou para o circuito turístico, consolidando a Região dos Lagos como opção a turistas do mundo todo.

Armação dos Búzios

Durante o período colonial, a posição e o tamanho da costa brasileira sempre foram pontos de vulnerabilidade, permitindo a invasão de franceses, ingleses e holandeses nos dominios de Portugal. Assim ocorreu com à região que hoje corresponde à Armação dos Búzios, onde inicialmente houve a exploração de Pau-brasil e depois, já no século XVIII a pesca de baleias, na areia da Praia dos Ossos. Funcionado como porto secreto para a chegada de navios negreiros, a aldeia de pescadores saiu do isolamento do restante do estado na década de 6, com a visita da atriz Brigitte Bardot. A partir daí, o balneário passou a ser um dos mais disputados a cada temporada no litoral fluminense. Daquele núcleo escondido atrás da Serra das Emerências, onde só nativos conheciam e desfrutavam das belezas paradisíacas de suas enseadas, Búzios não deixou nem vestígios, com a agitação e badalação de suas praias. Só restou o nome - dado em função ao tipo de concha muito encontrado no local.

Arraial do Cabo

Privilegiada pela paisagem de enseadas e matas densas, a região que corresponde à Arrail do Cabo era o alvo preferido dos navios piratas - prova disso é o número de naufrágios observados em sua costa. Primeiros Habitantes do local, os índios Tamoios viviam essencialmente da pesca nas águas cristalinas das praias locais. Hoje o mesmo cenário é roteiro de mergulhadores do mundo inteiro e a pesca predatória foi banida desde que, na cidade, foi criada a primeira Reserva Extrativista Marinha do Brasil, criando um cinturão de proteção às ricas fauna e flora marinha locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário