segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sertão Pernambucano

Caruaru

Localizado no agreste pernambucano, Caruaru é famosa por sua festa junina, pelo artesanato e por sua feira livre. Na comunidade do Alto do Moura, área rural de Caruaru, concentra-se a produção dos artesãos que seguem arte do grande mestre Vitalino. Ele foi criador do forte estilo dos bonecos de barro que retratam o cotidiano e o folclore nordestino. No Museu do Barro estão algumas de suas peças. Na cidade há também museu em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.




Alto do Moura: O bairro é referência nacional na produção de cerâmica e considerado pela UNESCO "como o maior centro de arte figurativa das Américas".




Bonito




Localizado em terreno montanhoso da Serra da Borborema, Bonito destaca-se pelas cachoeiras que banham o município. No período de chuvas o acesso pode ser precário. Ainda há uma colônia de japoneses que produzem flores e que abastecem parte do estado.





Petrolina



A cidade é abencoada pelo rio São Francisco. As atividades turísticas e a economia giram em torno do rio e fazem de Petrolina a maior cidade do Sertão Pernambucano.


Dados revelam que é uma das regiões que mais produzem frutas no mundo com 12 mil km2 de plantio, proporcionados graças à irrigação das águas do rio São Francisco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário