terça-feira, 16 de junho de 2009

São Paulo (Interior)

Assis - SP



Lençóis Paulista - SP




Conhecida como a Cidade do Livro, possui a maior biblioteca do interior de São Paulo.


É a cidade do escritor e jornalista Orígenes Lessa .




Barra Bonita - SP

Barra Bonita fica no centro-oeste paulista, a 280 quilômetros da capital. Aqui, o Rio Tietê tem até 12 metros de profundidade. As margens ficam a 200 metros de distância.

Rio acima, os turistas se surpreendem com a paisagem. Na região conhecida como Baixão de Serra, a 20 quilômetros da represa, é comum ver grupos de biguás que sobrevoam o Tietê num balé. Esse é o ponto de encontro do rio Tietê com o rio Piracicaba. A maior atração para os turistas aqui fica nas margens. São 40 quilômetros de praias. Longe de São Paulo, no centro-oeste do estado, o Tietê é limpo.




As embarcações sobem o rio com destino a usina hidrelétrica. Construída na década de 60, a barragem possui um canal de eclusagem que mede 125 metros de comprimento por doze metros e meio de largura. "A eclusa de Barra Bonita foi a primeira a entrar em funcionamento na América do Sul. Ela é como se fosse um grande elevador de água. O rio Tietê desse lado está 26 metros acima do nível.

Os barcos são amarrados às boias. Com as comportas fechadas, começa o processo. A eclusa é uma câmara. Por baixo dela, a água entra por gravidade da parte mais alta da barragem. Em 12 minutos, 50 milhões de litros completam o tanque. Quando o nível da água se iguala, uma das comportas é aberta.

Barra Bonita conta com uma das únicas pontes pênseis do interior paulista, a ponte Campos Salles. A estrutura montada em 1915 foi trazida da Europa. Antigamente era aberta para dar passagem aos navios movidos a vapor que transitavam pelo rio. Hoje virou um cartão postal, assim como a paisagem do Tietê.









video

Nenhum comentário:

Postar um comentário