domingo, 12 de setembro de 2010

Pantanal Sul




Considerada a maior extensão da grande depressão pantaneira, situada no Estado do Mato Grosso do Sul, a área do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul corresponde a dois terços de todo o Pantanal. Em seu entorno nasceram muitas cidades, que são hoje, ponto de partida para quem pretende adentrar nessa planície inundável e conhecer toda a sua extensão.

Estrada Parque


A Estrada Parque Pantanal possui uma extensão de 116 quilômetros aproximadamente, foi construída sobre aterros que variam de 1 a 3 metros, numa tentativa de garantir o tráfego em qualquer época do ano, porém esse objetivo não foi completamente alcançado, pois nas cheias mais intensas a estrada é invadida pela água em vários pontos.

É através dela que se realiza o escoamento da produção pecuária de várias fazendas do Pantanal. Durante o percurso, em dias de leilão de gado, chega-se a contar até 200 caminhões boiadeiros. Pode-se também ter a possibilidade de atravessar uma comitiva, observando a habilidade dos vaqueiros pantaneiros na condução do gado, essas viagens podem durar algumas horas ou até mesmo dias.
Uma de suas maiores atrações é a facilidade de se observar vários elementos da fauna terrestre pantaneira, em seu habitat original. Como a Estrada Parque atravessa diferentes pantanais, com características variadas, a fauna ao longo do trajeto também é variada e rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário